Apple’s Notebook Event: 14 Out ’08

Realizou-se na terça feira mais um evento da Apple onde o tio Steve e os compinchas (Tim Cook e Jonathan Ive) apresentaram novos produtos, como já a esta altura do campeonato já toda a gente a ler este post já deve saber. Desta vez o objecto das reformas foi toda a gama de portáteis e os Cinema Displays, que eram um dos produtos de toda a gama Apple que mais tempo tinham de mercado sem alterações.

Rumores

Antes de mandar a posta de pescada sobre os produtos apresentados, gostava de falar sobre os rumores sobre os novos produtos que sempre se intensificam quando um evento da Apple está perto.

Será que sou só eu que gosto cada vez menos desta onda de rumores e das proporções que está a atingir?

Cada vez mais estes rumores são mais detalhados e já começam a roçar a espionagem industrial. Desta vez saíram ao público fotografias das novas estruturas dos Macbooks e Macbook Pros e detalhes sobre o novo processo de fabrico antes da apresentação oficial.

Isto para além de ser prejudicial para a Apple também é, do meu ponto de vista, prejudicial para nós público.

A piada que estes eventos da Apple, mais do que qualquer outra empresa actualmente, é uma pessoa ficar surpreendida com as novidades apresentadas. Lendo todos estes rumores ficamos a saber a maior parte das novidades do evento, perdendo este a maior parte do interesse.

Irei fazer a experiência de não ler nenhum destes rumores para a próxima Macworld para ver se a experiência volta ao que era antigamente, quando os únicos rumores eram baseados nos ciclos normais de vida dos produtos e não havia tantos leaks de detalhes.

Novidades

Quanto às novidades, talvez mais importante que a renovação estética e funcional dos portáteis foi a apresentação do novo processo de fabrico dos portáteis em aluminio estreado no Macbook Air apresentado no principio do ano e aperfeiçoado nos novos Macbook e Macbook Pro.

Resumidamente, este processo de fabrico consiste em escavar um paralelepípedo de aluminio até ficar com a forma pretendida em vez de ir juntando várias peças pequenas numa estrutura. Isto permite que a estrutura seja mais resistente. Para maiores detalhes recomendo que vejam o video disponibilizado no site da Apple.

Depois da apresentação do processo de fabrico, foram apresentados os novos Macbook e Macbook Pro.

Dado que toda a gente já deve saber as novidades, e se não o sabem sempre podem ir ver no site da Apple, vou só destacar o que acho mais interessante dos novos produtos.

Começando pelo que têm em comum:

  • Processo de fabrico: Ao que parece consegue-se uma maior rigidez com menor peso;
  • Novo chipset com placa gráfica integrada (9400M): Enorme aumento do poder de processamento gráfico em comparação com as antigas placas gráficas integradas Intel;
  • Novo Trackpad: Sem botão separado e feito de vidro. Eu pouco uso o botão do meu, só mesmo para fazer drag de coisas, dado que para clicks e dual-clicks uso o simples tap. Tenho que testar os novos gestures e o feel do trackpad para emitir uma melhor opinião;
  • Mini-DisplayPort: Mudança para um novo standard de conector de video;
  • Novo look: Passagem do look iPhone para a gama de portáteis depois de já ter sido implementado nos iMacs. Só desgosto da cor preta no teclado. Quanto ao preto à volta do ecrã fica deveras bem.
  • No Macbook o que mais se destaca para além do referido anteriormente é a ausência de Firewire, algo que me é indiferente, mas para muitas pessoas não é. Já quanto ao Macbook Pro destacam-se as duas placas gráficas. Foi incluida, para além da gráfica integrada no chipset, uma 9600M GT. Dá para escolher entre uma ou outra o que afecta também o tempo de vida da bateria. Pena que não dê para fazer Hybrid SLI das duas gráficas (para quando estivesse ligado à corrente a jogar por exemplo.

    Algo que não me agrada muito é a quase não diferenciação entre o Macbook normal e o Pro. Antes a diferença era grande. Só o facto de ser em aluminio e o outro em plástico era um factor que levava muita gente a comprar o Pro. Agora as únicas diferenças são a placa gráfica, o tamanho do monitor e a inclusão do Firewire (a velocidade do processador e o tamanho do disco também é ligeiramente maior, mas a relevância é menor).

    Como ja tinha referido anteriormente, foi finalmente renovado o Cinema Display, que agora se apresenta com a nova linguagem estética da Apple, com LED backlighting e Mini Display-Port. Pena que não traga adaptador pra DVI, o que obriga a ter um computador com Display Port. De génio é a inclusão de MagSafe (e a inclusão de ligação USB e hub interno de 3 portas), o que torna o monitor numa “dock” para os novos portáteis.

    E agora na Macworld?

    A pergunta agora é o que é que a Apple vai apresentar na Macworld já daqui a 3 meses. Algo lógico é que apresente novos produtos baseados na nova arquitectura de processadores Nehalem da Intel. Pelo que devemos ver novos Mac Pros e novos iMacs. No caso do iMac também é lógico que receba as novas placas gráficas da Nvidia em substituição das ATI actuais.

    Algo que me interessaria pessoalmente seria uma renovação do Mac Mini, dado que estou necessitado dum Home Server / Media Center a para ser posto na sala de estar e estar ligado à televisão.

    Mas com os portáteis e os Cinema Displays de fora do lineup a apresentar na MacWorld ainda sobra espaço para falar de mais coisas.

    Possivelmente serão aprofundados detalhes sobre o Snow Leopard, do iLife ’09 e do iWork ’09.

    Claro que toda a gente anda a falar dum possível Tablet, de tal maneira que parece que é o Santo Graal, mas sinceramente não me interessa nem um bocadinho.

    Algo que sim me interessava seria um Netbook. Até vos dou specs se quiserem: Dual-Core Intel Atom 1.6, 2Gb Ram, 16Gb SSD, Ecrã 10″, OS X e o design do Macbook Air. Isto com auto-sync com o Mac de casa (Dropbox style). Mas é algo que infelizmente não devemos ver em Janeiro.

    Conclusão

    Resumindo, e para não tornar este post ainda mais comprido, a Apple renovou a linha de portáteis para os voltar a tornar competitivos oferecendo agora um portátil com qualidade de construção premium (Macbook) ao público que não dispõe de €2000.

    Por muito tentador que seja o novo Macbook Pro, o meu de Janeiro de 2007 (2.16Ghz, 3Gb Ram, Radeon 1600 e disco de 120Gb) ainda está ai para as curvas, pelo a conclusão é que é tudo muito giro, mas não é para mim.

    Etiquetas: , , , ,

    7 Respostas to “Apple’s Notebook Event: 14 Out ’08”

    1. Ferreira Says:

      Por acaso acho que a unificação do design torna a linha de portáteis mais coerente (apesar de continuar a preferir o meu MacBook preto) e espero que mais tarde o Air vá pelo mesmo caminho. Quanto à não-diferenciação acho que tinha sido boa ideia usar o nome MacBook para todos os modelos, visto que as diferenças são mínimas.

      Destaque negativo para a ausência de Firewire no MacBook (ou pelo menos não ter sido substituído por mais uma USB).

    2. Marco Campos Says:

      O Mac Mini, na minha opinião, irá desaparecer. O Steve Jobs nunca gostou deles, nunca foram um grande sucesso comercial e já tiveram 2 ou 3 oportunidades para lhe fazer 1 refresh completo. Deve ser o produto mais antigo que a Apple têm agora o Cinema Display de 24″ foi renovado. E o core das vendas de pcs deles situa-se nos portáteis, por isso não vejo grande razão para continuar o Mini no mercado.

    3. Miguel Nogueira Says:

      Marco,
      então que Mac é que ligo à minha televisão? E não, não lhe vou ligar uma AppleTV porque preciso de fazer mais coisas lá do que ver filmes.
      Se não tivesse que fazer mais coisas lá a AppleTV seria ideal. Mas como tenho, não dá. Tem mesmo que ser um “Fully Fledged” Mac.

      Ferreira,
      eu se fosse cliente de Macbooks teria ficado todo contente. Mas creio que não sou o único cliente de Macbook Pro que ficou assim pro desagradado com isto.

    4. Ska Says:

      Pois eu fiquei satisfeito… e cheira-me que para bandas de dezembro vou proceder à efectuação do meu switch :p

    5. Miguel Nogueira Says:

      Ska,
      Tu então irás fazer o processo inverso ao meu: 1º o iPhone e depois o Mac :P

      Qualquer dúvida sabes onde me encontrar.

      Irás pedir 1 assim para aquela data a meados de Dezembro ? :P

    6. Ska Says:

      Olha la, quando fui eu com o iphone tu vieste logo dizer “ah e tal, faz uma review”. Tu destas cenas percebes mais do que eu, faz tu mas é a tua!

    7. Miguel Nogueira Says:

      Hei de fazer uma quando tiver algum tempo livre e mais tempo de utilização do aifóne.

    Deixar uma resposta

    Seguir

    Get every new post delivered to your Inbox.

