Opinião Macworld 2008

No passado dia 15, a Internet (e o meu leitor de RSS, NetNewsWire) ficou cheia de noticias e artigos sobre a Keynote do Steve Jobs na Macworld Expo. Eu também cheguei a escrever um post sobre o Time Capsule. Tinha previsto escrever um post por cada um dos quatro pontos em que Steve Jobs dividiu a Keynote, mas dada tamanha cobertura na web, decidi compactar os três pontos que faltam neste post.Vou dispensar também a apresentação dos novos produtos e serviços da Apple, com a certeza que o leitor já sabe tudo sobre eles.

iPhone e iPod Touch

Algumas das novas funções do iPhone e do iPod Touch faziam falta lá estar desde o lançamento, o exemplo mais gritante é a possibilidade de enviar SMS para vários recipientes. Outras são evoluções normais de um sistema. Falta um detalhe para o iPhone conquistar mais fãs deste lado do charco, o famoso 3G. Aliás, agora já seria 3,5G (HSUPA).

Mas era suicidio comercial se lançassem agora um iPhone 3G apenas seis meses depois do lançamento do iPhone nos Estados Unidos e menos de dois meses depois do lançamento nos três países europeus.

O que foi uma surpresa foi a adição do novo software ao iPod Touch. Agora ficou um iPhone sem telefone, mas pagar 20$ por mais 5 programas ? Há várias teorias, a que me parece ter mais lógica é que a Apple vê o iPhone como um subscription product e não o Touch. Dai o pagamento da taxa de update. Não concordo com este pagamento. Resta ver quantos 20$ mais vão ter que pagar nas próximas actualizações do software do iPod Touch.

AppleTV & iTunes Movies Rental

Já se estava à espera deste passo pela Apple desde que saíram aquelas imagens do suporte do iTunes 7.5 para aluguer de filmes. Só faltava saber o custo e quando abriria o serviço.Quanto ao preço, creio estarem num nivel aceitável.

A limitação dos filmes HD à AppleTV é limitativo, mas creio que a Apple foi forçada pelos estúdios a faze-lo. O medo da pirataria ainda é muito.

Quando/Se sair cá em terras lusas vamos é ter que nos preocupar com os nossos contratos de Internet. Limites de tráfego anyone? E já agora assim para ser chato: Porque é que os filmes HD são 720p em vez de 1080p ? Mas isso sou só eu a divagar …

MacBook Air

Este foi o alvo dos maiores elogios e também das maiores criticas. Muita gente estava à espera dum MacBook Pro de 12″, para substituir o antigo Powerbook de 12″, mas saiu um ultra-portátil.

Ultra-portátil implica que tem que ser leve. E a maior parte das pessoas, para não dizer toda a gente, que utiliza um portátil deste tipo não o utiliza como máquina primária.

As criticas que tenho lido para mim são não-problemas. Analizando-os:

Disco de 80Gb: Não é um portátil para andar com a casa às costas.

Falta de drive de CD/DVD: Não é essencial, só ocupa espaço. Solução da Apple de usar a drive de outro PC é inteligente. E sim, dá para fazer boot de um CD noutro PC -> Dá para instalar o S.O. assim.

2GB Ram não ampliáveis: 2Gb é mais que suficiente para o uso que se dá a um ultra-portátil. Espero que ninguém pense em fazer edição de video e modelação 3D numa máquina destas…

Falta de Ethernet: Dou só um exemplo. Tenho este MacBook Pro à 1 ano e NUNCA foi ligado a uma rede por ethernet.

Resta falar do preço. €1699. Também só digo uma coisa: Vejam o preço da concorrência (Toshiba Portegé = €2500). E citando o Rui Carmo: Oh, and if you were hoping for something along the lines of a 3-digit price, get real. Apple is in the computing business to make money, not charity.

Eu se estivesse no mercado à procura de um portátil desta gama provavelmente a escolha recairia no MacBook Air. Acho do tamanho ideal. Monitores mais pequenos são um suplicio para se conseguir ver direito sem forçar muito os olhos. E claro, corre OS X.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: