Educação em Portugal

Coisa que não entendo neste pais é a lata dos professores e da FENPROF e companhia. Passo a explicar.

É raro o dia em que à ida para a faculdade as noticias da TSF não incluam uma “peça” sobre os professores e respectivos sindicatos com as suas reivindicações. Para alguém que saiu à relativamente pouco tempo do ensino secundário (nada terá mudado substancialmente em 4 ou 5 anos) só me dá vontade de rir (deveria ser chorar) quando ouço as reivindicações dos sindicatos dos professores.

Confesso que não vi o Prós e Contras, mas com tantos comentários sobre o programa e com o acompanhamento das restantes noticias sobre o caso, gostaria de expressar a minha opinião sobre o caso.

A primeira coisa que não entendo é a aversão dos professores (assim como dos trabalhadores da função pública) a serem avaliados. Em QUALQUER empresa os trabalhadores são avaliados e são promovidos consoante o seu desempenho. Porque diabos é que na administração pública (incluindo aqui os professores) haverá de ser diferente? Porque diabos é que uma pessoa só por se sentar numa secretária no sector público durante x tempo (a trabalhar ou a coçar a micose, tanto faz) tem direito a uma promoção automática na carreira?

No caso dos professores uma das razões às que posso associar esta aversão é que na avaliação entra a assiduidade. Para quem já estudou numa escola pública sabe que este aspecto não é o forte dos professores. Tive a sorte de ter repartido o meu estudo entre o sector público e o privado, e raramente me lembro de um professor das escolas privadas faltar. Enquanto que na pública… bom, é melhor não fazer comentários.

Isto leva-me a um outro assunto que tomou relevo esta semana. Falta de pagamento de horas extraordinárias aos professores por causa das aulas de substituição. Antes de mais nada, estas aulas de substituição, que são muito bem vindas ainda que os alunos pensem o contrário (“ter furo/feriado é que é!”), têm que ser dadas porque um colega faltou. Todos sabemos que, salvo excepções que lamentavelmente acontecem, é rara uma falta bem justificada do lado dos professores. Depois um professor pode não ter uma aula no seu horário normal de trabalho, mas se trabalha numa escola e está dentro do seu horário de trabalho, porque diabos tem de ser pago à parte por horas extraordinárias? (Segundo o que me disseram enquanto discutia sobre este tópico, o Miguel Sousa Tavares referiu isto no seu comentário na TVI, algo que não vi).

Os professores já têm as regalias que têm. Muitos pedem horários em que não tenham aulas nas segundas de manhã e sextas à tarde. Trabalham menos que na maioria das outras profissões, ainda que entenda perfeitamente que possam ter um desgaste profissional maior, especialmente em zonas problemáticas. E ainda querem mais? É isto que queremos a ensinar o futuro do país?

Senhores professores porque não dão mas é as aulinhas que devem dar, são bons professores e têm boas notas na avaliação e sobem por MÉRITO vosso nas carreiras, em vez de protestarem e nos chatearem todos os dias? Agradecido.

Já agora, gostaria de saber é onde é que o secretário geral da FENPROF, o senhor Mário Nogueira, tem tempo para dar aulas quando todas as semanas (para não dizer dias) está nos media, e esta semana parece que vai andar em marchas de protesto por todo o pais.

P.S. – Continuo sem serviço de Internet em casa. No último post refiro que a ligação voltou passado 5 horas, mas foi durante um espaço de 10 minutos, e até agora não voltou. Dou aos tipos da Oni/Clix até segunda-feira dia 3 de Março para me resolverem o problema, se não estiver resolvido cancelarei o contrato. Já reportei o problema e telefonei para lá uma vez para me dizerem que o problema está sob análise e não têm mais dados. Se quiserem manter um cliente que resolvam o problema e me contactem eles a mim. Não vou andar feito maluco atrás deles e a telefonar-lhes todos os dias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: