Synergy

9E204844-5FF6-4787-B848-F8F36D529BA8.jpg

O trabalho na faculdade não me tem deixado escrever os posts que tenho planeados, mas desta vez tenho mesmo que partilhar este programa que instalei este fim de semana e facilitou imenso o meu trabalho em casa.

Quem me acompanha no twitter (o único sitio onde tenho estado relativamente activo), deve ter visto que eu andava à procura de uma solução KVM simples. Os KVM Switches são uma peça de hardware que permitem usar um rato e um teclado para controlar vários computadores. O meu objectivo era ligar o rato e teclado do meu desktop Vista também ao Macbook Pro.

De algum modo li sobre um programa chamado Synergy que permitia fazer exactamente isso.

O seu funcionamento é bastante simples. Cada PC está ligado a um (ou mais) monitor(es) mas só se controlam por um rato e um teclado. É necessário os computadores estarem em rede e um deles correr o servidor Synergy. Depois nos outros computadores corre-se o cliente indicando o endereço do servidor.

Depois de o servidor estar devidamente configurado basta passar com o ponteiro do rato para o monitor do lado (literalmente) e o ponteiro passa a funcionar no computador do lado e o teclado também.

Um exemplo de um sistema feito a usar o Synergy pode ser visto nesta galeria do Flickr (via TUAW)

Etiquetas: , , ,

Uma resposta to “Synergy”

  1. Bruno Says:

    Gostaria de uma explicação de como configurar o Synergy, para leigos !
    Pois conheço muito pouco de programação e pelo que tenho pesquisado é necessária algumas alterações no programa para poder funcionar certo?
    Se puder me ajudar ficarei realmente grato!
    E tirando uma dúvida também gostaria de saber se o fato de tentar utilizar o programa em 3 computadores com winxp irá funcionar?

    Obrigado desde já!

Deixe uma Resposta

