A “engraçada” crise que se vive em Portugal

Embora toda a blogosfera ande indignada (podem encontrar um apanhado das reacções no blog do iPhil) com o programa da SIC emitido ontem em que ao que parece todos nós utilizadores da Internet somos pedófilos e terroristas, eu ando a ruminar em algo que me faz maior confusão: A crise em que parece que estamos, segundo todas as noticias que ouço e leio.

É um facto que o preço dos combustíveis está a aumentar em flecha, mas isso é devido à crise do petróleo nos mercados mundiais (Londres e Nova York), que se agrava cada vez mais porque a OPEP se nega a aumentar a produção para aumentar a oferta e assim o preço do petróleo baixar, para além da insanidade de muitos dos lideres dos países produtores de petróleo (senhor Chávez por exemplo) e das guerras em países produtores de petróleo (sim, o tio Bush tem bastante culpa nisto, com a brilhante ideia de por o Iraque na situação em que está). E nós que compramos em Euros temos sorte, porque o Euro vale muito mais que o dólar. Se o Euro valesse o mesmo que o dólar como há uns tempos atrás isto havia de ser bonito.

Mas em vez de toda a gente se ir queixar à OPEP ou queixar-se da OPEP, não. A culpa é do Governo e da Galp. Algo corre mal e a culpa é sempre do Governo. O ISP já está fixado na taxa que está há muito tempo. Só se lembram dele agora? Portugal tem poços de petróleo para poder definir o preço do barril de petróleo que as gasolineiras compram?

A Galp também pouca culpa tem. É uma empresa do 2º Sector. Compra matéria prima (sim, adivinharam, compra barris de petróleo) e transforma-a noutros produtos (Gasolina, Gasóleo, etc) nas refinarias que tem, distribui isso por todo o pais e vende o produto. Empregam bastante gente pelo que têm custos salariais, têm custos de produção e distribuição, e no fim de contas são uma empresa, pelo que têm que ter alguma margem de lucro. (Falo da Galp como podia falar de outras)

Todos sabemos destas situações. Mas então porque é que esta semana em que os portugueses receberam os salários saíram TODOS à rua com o carro? A gasolina não estava cara? Não estava a prelos incomportáveis? Os transportes públicos não são muito mais baratos? Parece que não! Saiu tudo para a rua com o carro esta semana. Claro que para a semana já ninguém tem dinheiro para a gasolina e os carros vão ficar todos em casa parados.

É um facto que os portugueses estão endividados. Mas grande parte é por culpa própria, vamos lá ver então:

  • Como referi no parágrafo anterior, o pessoal recebe e vai logo encher o depósito, para andar de carro durante uns dias, até o dinheiro dar.
  • Nos últimos 3 feriados que calharam perto do fim de semana grande parte do povo português fez ponte e desapareceu da cidade. Não estávamos em crise ?
    “Vamos pedir mais um empréstimo e vamos pró algarve neste fim de semana alargado!”

    “Pagamos com o Visa, depois vê-se”

  • Uso e abuso das “Promoções” e dos Créditos. Muita gente não pensa nos gastos em que se mete, e depois só se afunda em dívidas.
    “O Euro está a chegar, temos de comprar uma televisão nova! Olha aquela que se paga 50€ por mês”

    “Olha aquele BMW por 100€ por mês, dá mais status que o meu FIAT, siga lá comprar!”

  • Com tantos gastos ainda não sei onde sobra o dinheiro para a comida, mas é melhor alimentar o carro, ir para o Algarve todos as pontes e comprar uma televisão nova para ver a selecção em vez de comer bem e andar de autocarro/metro/comboio/etc. E depois a culpa é de quem? Do Governo, claro!

    P.S – Se amanhã não ganhar a Manuela Ferreira Leite no PSD passo a defender a realização de primárias para eleger os lideres dos partidos (ou os candidatos a Primeiro Ministro) como se faz nos Estados Unidos. Não acho que o PS esteja a governar mal, mas é preciso uma oposição competente e com ideias próprias e que não critique tudo e todos como o Luis Filipe Menezes fez e como certamente o Santana Lopes e o Passos Coelho o irão fazer. É preciso uma oposição que seja viável como alternativa.

    Disclaimer: Não tenho afiliação politica, voto em quem me parece que tem o melhor perfil e melhor programa para governar o pais. Clubite aguda fica para o futebol.

    Etiquetas: , , ,

    Uma resposta to “A “engraçada” crise que se vive em Portugal”

    1. carla castro Says:

      Exactamente!

      Mas ninguem quer ver! So’ quando o problema entra no ‘bolso’ e’ que a culpa e’ do arbitro (…va’ la’, estamos em mare’ futebolistica!LOL e ilustra tao bem o quanto os compatriotas pensam e agem!!!).

      E’ tudo uma questao de ‘status quo’ e fachadas…mas, quando queremos somos humildes. Onde esta’ o ensinamento dos mais velhos que tao bem sobreviveram ‘as restrincoes do passado e que aprenderam a respeitar-se apreciando o pouco que tinham; sera’ uma obvia falta de nivel academico da populacao em geral que ausente promove a pretensao e a luxuria como que satisfazendo, embora falsamente, o ego comum! Entao promover a educacao e’ a chave. E isso, o Sr. Eng. esta’ a cumprir. Todos sabemos mudancas nao sao faceis de aceitar, pior se sao de sacrificio…mas teremos que ver tudo numa outra dimensao; dimensao visionaria!

      Acreditem, o povo portugues ‘e inteligente, muito inteligente! Agora que vivo em Ingalterra, mais me orgulho de ser Portuguesa! Pronto, pronto…Mariza faz-me chorar e dai!…mas somos, efectivamente, um povo de ‘brandos costumes’ e com um coracao imenso com uma particularidade saudosa jamais encontrada em qualquer outra nacao! Mas, mas…quando chega ao ponto de mostrar o ‘ouro’ engalinhamo-nos todos com a barriga a dar horas.

      Onde esta D. Sebastiao…desde que partiu nunca mais nos encontramos!

      Fiquem bem!

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s


    %d bloggers like this: