iPhone: A decisão

Tomei a semana passada a decisão de comprar um iPhone. Desde que foi apresentado o ano passado que o nosso conhecido bichinho (conhecido a todo o geek que se preze) não me largou e agora finalmente decidi-me a ir para a frente com a compra de dito gadget. O meu Motorola V3x está quase com 2 anos e está a começar a dar-me problemas. Para além disso quero poder deixar o Macbook Pro mais vezes em casa, até ser estritamente necessário para trabalhos académicos por exemplo. A decisão de comprar um smartphone é quase um no-brainer já que cada vez mais estamos a viver na cloud e ter a possibilidade de consultar o Twitter, os feeds RSS e o e-mail on-the-fly é algo que quero. A decisão de ir para o iPhone tem várias razões de ser… sim… não é só por ser da Apple😛

Agora começam as indecisões. Tenho diversos métodos de adquirir o telemóvel e associados aos mesmos diversos preços e tarifários. São eles:

– Comprar o iPhone e alterar o meu tarifário para 91 Extreme / Yorn Extravaganza + Aditivo iPhone;

– Comprar o iPhone com o tarifário best iPhone 100;

– Encomendar o iPhone através do contrato de empresa que tenho actualmente e adicionar o aditivo empresarial de iPhone;

Para além dessa escolha de tarifário estaria a escolha entre as duas versões do iPhone (8Gb ou 16Gb). Resumindo todos estes dados numa folha de cálculo e projectando o custo para um total de 24 meses, que é a duração máxima dos possíveis contratos temos a seguinte tabela:

iPhone Costs.png

Olhando para os resultados a 24 meses chegamos a uma engraçada conclusão. Os custos são iguais (ou muito parecidos) para todos os casos.

Agora a escolha final é que é mais complicada.

As minhas necessidades em termos de minutos de voz mensais não são nada de especial pelo que o tarifário best iPhone 100 com 100 minutos de voz seria suficiente para a maior parte dos meses. O meu tarifário de empresa actual é muito equivalente a este, mas só teria o iPhone cerca de 1 mês depois de o encomendar.

Se os meus contactos fossem todos, ou na sua maioria aderentes dos tarifários 91 Extreme / Yorn Extravaganza a escolha seria mais fácil, já que assim teria liberdade total em termos de SMS e minutos de voz. Mas grande parte deles ou nem são 91 ou não têm estes tarifários

Hora de meditar.

Etiquetas: , ,

8 Respostas to “iPhone: A decisão”

  1. Ska Says:

    iPhone é para nerds😛

    Fixe foi a promoção 0€ da fodavone. Bónus de metade dos carregamentos, o que já serve para pagar o aditivo iphone

  2. Miguel Nogueira Says:

    Ska,
    Que promoção foi essa? Tens que tarifário já agora?

  3. Ricardo Says:

    Eu comprei o iPhone e alterei o meu tarifário para Yorn Extravaganza + Aditivo iPhone. Acho que é o que fica mais em conta.

  4. Miguel Nogueira Says:

    Ricardo,
    Eu também pensei nisso, o pior é que esse tarifário só compensa se 80% dos números com quem falas/comunicas tem esse mesmo tarifário (ou o 91 Extreme). E no meu caso não é bem assim. Teria cerca de 20% dos contactos habituais nessas condições.

  5. Gandalf Says:

    Tambem ando com a mesma indecisao.
    Devo de ir para um dos planos de vitamina como o 91 sms iphone. 250mb por mes por mim deve dar e fica em conta.

  6. Miguel Nogueira Says:

    Ninguém te entende Gandalf😛

    Já te fartaste do HTC ?😀

  7. X-Rider Says:

    Boas, onde se pode consultar essa opção do aditivo iphone para extravaganza/extreme? a que dá direito esse aditivo?

  8. Miguel Nogueira Says:

    X-Rider,

    A opção do aditivo iPhone da Vodafone dá direito a 250Mb por mês de tráfego de Internet.

    Eu nos 3 meses que tenho de iPhone tenho gasto em média 40Mb de tráfego por mês. Mas se não tivesse o Aditivo pagaria uma nota negra por eles.

    O meu caso não é de todo exemplo, dado que passo muito tempo na faculdade, em casa e em casas de amigos onde uso a ligação Wireless.

    Mas não tenho ouvido queixas de ninguém com iPhone (e que não use o NetShare :P) que se queixe de 250Mb sejam pouco.

Deixe uma Resposta

